Sendero Luminoso entra para o Facebook

Lima, 24 abr (EFE).- O grupo terrorista Sendero Luminoso entrou para as redes sociais Facebook e Hi5 para propagar sua ideologia e já conta com um apreciável número de adeptos, segundo publicou hoje o jornal peruano Correo.

EFE |

Aproveitando as novas tecnologias, o grupo - que causou mais da metade dos quase 70 mil mortos deixados pelo terrorismo entre 1980 e 2000 - envia através destas redes mensagens dirigidas principalmente a adolescentes.

As dezenas de contas ativas criadas supostamente pelo autodenominado camarada Netzel López, que assegura ser o representante da Base Mantaro Rojo, na cidade andina de Huancayo, já têm vários seguidores, segundo o jornal, que não diz qual seria este número.

Os simpatizantes do grupo armado na rede provêm aparentemente da região de Ayacucho, que foi o epicentro do conflito entre as forças da ordem e o Sendero, assim como sua vizinha Huancavelica, uma das mais pobres do país.

O "Correo" assinala que Netzel colocou em suas páginas oito fotografias, entre elas a de uma das bases que o grupo terrorista tem na selva peruana, assim como imagens suas levando um fuzil ou do fundador do Sendero, Abimael Guzmán, e supostas terroristas carregando armas de guerra.

Além disso, a conta no Facebook de Netzel, criada há menos de duas semanas, mostra uma fotografia onde se vê a foice e o martelo e aparece um grupo de homens armados.

O ex-chefe da Polícia Antiterrorista Héctor John Caro pediu ao Estado peruano que neutralize e intervenha no trabalho de doutrinamento do Sendero através da internet e das redes sociais, segundo citou o "Correo". EFE wat/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG