Sendero Luminoso é suspeito de explodir torre elétrica no Peru

Lima, 25 fev (EFE).- Supostos membros do Sendero Luminoso explodiram uma torre elétrica de cerca de 30 metros na província de Tingo María, a cerca de 600 de Lima, confirmaram hoje fontes policiais.

EFE |

O atentado aconteceu na última segunda na região de Santa Rosa de Chapaguilla, na região de Huánuco, afirmou à Agência Efe um porta-voz da Frente Policial Huallaga.

A fonte acrescentou que a Polícia suspeita que os autores do ataque são membros do Sendero Luminoso, que durante as décadas de 80 e 90 explodiram diversas torres de alta tensão, realizaram atentados com carros-bomba e perpetraram massacres maciços e seletivos.

Segundo a Comissão de Verdade e Reconciliação, o chamado "conflito interno" deixou mais de 69 mil mortos, a maior parte deles por meio do Sendero.

A região do vale do alto Huallaga, uma das principais produtoras de folha de coca e cocaína do Peru, está controlada pelo "camarada Artemio", o único líder histórico do Sendero em liberdade que não aceitou o cessar-fogo ordenado em 1992 pelo fundador da organização maoísta, Abimael Guzmán.

As autoridades peruanas afirmam que os homens de Artemio ou outros remanescentes terroristas que operam na região cocaleira denominada VRAE, na selva central, se aliaram ao narcotráfico, mas alguns especialistas afirmam que inclusive se transformaram em um cartel.

Por outro lado, o jornal "Correo" publicou hoje que as ruas e bairros marginais da cidade de Huanta, no departamento de Ayacucho (sul), foram inundados com panfletos senderistas que exigem uma solução política, anistia geral e reconciliação nacional para Abimael Guzmán, entre outros líderes do grupo.

Também se exige o fechamento definitivo da base naval do Callao, onde Guzmán está preso, segundo os panfletos do Movimento Democrático e Desenvolvimento para o Povo, formado por ex-membros do Sendero e do Partido Comunista, afirma o "Correo". EFE watt/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG