Senadores norte-americanos incentivam visita de Bush ao Tibete

Nesta sexta-feira, um grupo de senadores norte-americanos enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aconselhando-o a fazer uma visita ao Tibete durante sua viagem à China, em agosto, para assistir à Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Gazeta Esportiva |

Visitar o Tibete durante os Jogos, lhe permitirá demonstrar o apoio dos norte-americanos para os atletas e também enviar uma forte mensagem de respeito pelos direitos humanos, falava uma parte da carta, segundo a agência Reuters . Os senadores também manifestaram a necessidade de se criar um consulado norte-americano na capital tibetana, Lhasa.

Bárbara Boxer, Joseph Biden, John Kerry e Olympia Snowe comemoraram a decisão da China de conversar com o Dalai Lama, mas afirmaram que mesmo este pequeno passo não teria ocorrido sem a pressão internacional coordenada.

"Por este motivo, acreditamos que devemos redobrar os nossos esforços para incentivar Pequim a reavaliar toda a sua abordagem em relação ao Tibete e adotar políticas favoráveis ao respeito universal dos direitos humanos", falaram os senadores.

O presidente norte-americano ainda não declarou se acatará aos conselhos dos membros de seu senado. Entretanto, a Casa Branca avisou que Bush assistirá à Olimpíada, sem especificar se ele irá à Cerimônia de Abertura.

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG