Senadora pede que Farc cumpra promessa de libertar reféns

BOGOTÁ (Reuters) - A senadora colombiana Piedad Córdoba disse na terça-feira que pediu à guerrilha Farc a libertação de outro militar junto com dois soldados que o grupo rebelde anunciou que libertará em breve. Ela também reiterou seu apelo ao governo para aceitar um acordo humanitário de troca de prisioneiros. A declaração da senadora, grande adversária do presidente Álvaro Uribe, ocorre um dia depois da entrega de provas de sobrevivência de um militar e um policial sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Reuters |

O grupo rebelde informou recentemente que pretende libertar de maneira unilateral o suboficial do Exército Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo, assim como o cadáver do policial Julián Guevara, morto no cativeiro.

"Consideramos que deveria se dar saída prioritária à decisão das Farc de entregar o filho do professor Moncayo, o soldado Calvo e o restos do major Guevara, e inclusive solicitamos a possibilidade de que a pessoa que está com o filho do professor Moncayo também seja libertada de uma vez por todas", disse Córdoba a jornalistas.

Moncayo está no cativeiro há 11 anos.

A senadora disse que nos próximos dias serão apresentadas provas de sobrevivência de outros 22 militares e policiais que as Farc mantêm em cativeiro na selva.

Apesar da recente flexibilização das exigências das Farc para negociar uma troca de prisioneiros, o governo de Uribe rejeita a ideia e exige que o grupo liberte seus reféns sem nenhuma contrapartida.

Uribe restabeleceu em julho o caráter de mediadora de Córdoba, para que participe da libertação de reféns, mas condicionou essa mediação a uma libertação simultânea.

"Acho que é muito simples, pomos de acordo (...), quem seriam os garantes, em que momento, em que local, e saímos da decisão que mantém em suspense muita gente no país", disse a parlamentar, referindo-se ao acordo humanitário.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG