Senadora Marina Silva formaliza sua adesão ao PV

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva oficializou, neste domingo, em uma cerimônia em São Paulo, sua filiação ao Partido Verde (PV). Militante histórica do Partido dos Trabalhadores, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina anunciou seu desligamento do PT no último dia 19 de agosto, após três décadas de militância na agremiação.

BBC Brasil |

Marina, que deve concorrer à Presidência da República pelo PV nas eleições de 2010, preferiu não comentar sua possível candidatura neste domingo.

A senadora, no, entanto, foi recebida pela militância do partido sob gritos de "Brasil, urgente, Marina presidente".

Eleita senadora pelo Estado do Acre, Marina exerce atualmente seu segundo mandato na casa.

Em 2003, tomou posse como ministra do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo no cargo até maio de 2008, quando pediu sua demissão ao presidente.

À época, especulou-se que o pedido de demissão estaria relacionado com embates entre ela e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável candidata do PT à Presidência em 2010.

A senadora, no entanto, preferiu não comentar qualquer discordância com a ministra e afirmou que prefere "não se colocar no papel de vítima" de Dilma Rousseff.

"Nova casa"
Filiada ao PT desde 1985, Marina fundou, junto com o líder seringueiro Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre e exerceu os cargos de vereadora e deputada estadual.

No discurso em que formalizou sua adesão ao Partido Verde, a senadora afirmou que não tem "ilusões de um partido perfeito" e comparou sua saída do PT a de um filho que deixa a casa dos pais.

"Eu disse aos meus companheiros (do PT) que, às vezes, dentro de uma casa, é necessário que o filho saia para fazer sua própria casa. Isto não significa que estamos rompendo com as coisas boas ou os erros cometidos no passado", disse a senadora.

Afirmando estar procurando "uma nova maneira de caminhar", Marina afirmou que pretende desenvolver no PV políticas que integrem questões ambientais e sociais com o desenvolvimento econômico.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG