Senador republicano que virou democrata é recebido por Obama

Washington, 29 abr (EFE).- O senador Arlen Specter, que nesta terça-feira abandonou o Partido Republicano e se uniu ao Democrata, foi recebido hoje pelo presidente americano, Barack Obama, o qual destacou que sua decisão reflete que a atual administração está aberta a diferentes ideias e pontos de vista.

EFE |

A decisão de Specter tem um significado especial, já que deixa os democratas a uma cadeira de conseguir a maioria no Senado dos Estados Unidos, o que os blindaria contra possíveis manobras republicanas.

É previsível que, em breve, quando o estado de Minnesota decidir quem será seu segundo senador - a apuração de votos das eleições de novembro ainda está em aberto -, os democratas consigam os 60 senadores, já que o democrata Al Franken parece consolidar sua vantagem sobre o republicano Norm Coleman.

Barack Obama, que completa hoje 100 dias na casa Branca, abriu espaço em sua agenda para receber Specter, senador pelo estado da Pensilvânia, e agradecê-lo pessoalmente por sua decisão de passar para o lado dos democratas.

Quando anunciou sua decisão ontem, Specter disse que o faria porque estava desiludido pelo "giro à direita" do Partido Republicano nas últimas décadas.

A reunião, que foi breve, incluiu uma breve coletiva de imprensa durante a qual o senador disse acreditar que pode ser uma "ajuda" para o presidente americano.

Obama elogiou o trabalho de Specter em áreas como saúde e educação e destacou que não pensa que o senador será um político dócil "que diga sim a tudo".

Durante a entrevista coletiva, Specter, de 79 anos e que era republicano desde 1966, explicou que sua decisão foi "dolorosa", mas mesmo assim não ficou imune às críticas de seus ex-correligionários.

"Há decepção pelas duas partes", disse o senador, explicando que sua filosofia política agora "está mais de acordo com os democratas do que com os republicanos". EFE mla/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG