Senador John Kerry faz visita inédita à Faixa de Gaza

O influente senador John Kerry e outros dois membros do Congresso dos Estados Unidos fizeram nesta quinta-feira uma visita sem precedentes à Faixa Gaza sob o controle do Hamas, descartando, no entanto, qualquer flexibilização da posição americana para com um movimento considerado terrorista por Washington.

AFP |

Kerry, presidente da comissão das Relações Exteriores do Senado, iniciou sua visita em Izzbet Abed Rabbo, uma localidade do norte da Faixa de Gaza devastada pela recente ofensiva israelense, antes de se deslocar para uma escola destruída pelos bombardeios.

Dois membros democratas da Câmara dos Representantes, Brian Baird e Keith Ellison (o único deputado muçulmano dos Estados Unidos), fizeram o mesmo trajeto pouco antes de Kerry.

Os três homens foram em seguida para o quartel-general da UNRWA na Cidade de Gaza. A principal agência de ajuda da ONU também foi parcialmente destruída pelos bombardeios israelenses.

A visita acontece um mês depois do fim da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, que matou mais de 1.300 palestinos e provocou gigantescos danos materiais.

Baird e Ellison destacaram em comunicado que sua viagem à Faixa de Gaza não foi oficialmente sancionada pela Casa Branca.

"A amplitude das destruições e do sofrimento humano aqui é assustadora. Bairros inteiros foram destruídos, escolas foram arrasadas e serviços básicos como água, esgoto e eletricidade foram paralisados", relatou Baird.

"As restrições arbitrárias impostas por Israel à entrada de alimentos e materiais de reconstrução são inaceitáveis e injustificáveis", acrescentou Ellison.

Os americanos não se encontraram com nenhum representante do Hamas.

cou/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG