Senador haitiano rejeita plano de Governo de nova premier

Porto Príncipe, 2 set (EFE).- O senador haitiano Yuri Latortue disse hoje que o plano de Governo da nova primeira-ministra do país, Michelle Pierre-Louis, não tem possibilidade alguma de ser aprovado no Senado diante do atual contexto político.

EFE |

Latortue faz parte de um grupo de nove senadores que na quinta-feira passada enviou uma carta ao presidente do país, Rene Préval, na qual o acusam de ter violado a Constituição ao nomear os novos ministros do Governo sem a prévia aprovação no Congresso.

O legislador afirmou que por enquanto o plano de Governo da economista não poderá ser aprovado pelo Senado, como foi feito na sexta-feira passada pela Câmara dos Deputados.

A última etapa do processo de nomeação da primeira-ministra é a apresentação de seu plano de Governo e de seu gabinete perante o Senado em uma data ainda a ser anunciada.

Porém, a situação pode se complicar já que se exige o voto de 16 senadores para aprovar o projeto e, após o protesto de nove legisladores que finalizaram seu mandato em maio passado, o plenário conta só com 18 dos 30 que o formavam inicialmente. EFE gp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG