construtivas a Zelaya - Mundo - iG" /

Senador dos EUA pede medidas construtivas a Zelaya

Washington, 10 set (EFE).- O senador americano Richard Lugar pediu hoje ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, medidas construtivas para resolver a crise política vivida pelo país após sua derrubada em 28 de junho.

EFE |

O republicano de maior categoria no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, Lugar considerou que Zelaya "deu alguns passos, antes e depois de ser deposto, que foram provocadores e contribuíram para as profundas divisões na sociedade hondurenha".

Por isso, o senador, que se reuniu na semana passada com Zelaya na visita que fez à capital americana, considerou que "a solução à crise de Honduras deve ser buscada por meio de vias construtivas".

Lugar também falou sobre a controvérsia gerada o acordo entre EUA e Colômbia para combater o narcotráfico e o terrorismo na região a partir de bases colombianas.

Segundo o senador, esta decisão "só formaliza a cooperação existente contra o tráfico de drogas".

O republicano ressaltou que este acordo "não aumentará a presença de pessoal americano na Colômbia e não haverá a construção de novas bases de operações dos EUA na Colômbia".

No entanto, reconheceu que os EUA "devem esclarecer as inquietações elevadas por países como Brasil e Chile, articuladas recentemente em reunião extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul)". EFE elv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG