Senador americano se reúne com chefe militar em Mianmar

Bangcoc, 15 ago (EFE).- O senador americano Jim Webb se reuniu hoje com o general Than Shwe, chefe da Junta Militar de Mianmar, em Nay Pyi Taw, atual capital administrativa da antiga Birmânia.

EFE |

Webb se tornou assim no americano de mais alto cargo a se reunir com Than Shwe desde que os militares tomaram o poder em 1962.

O senador democrata chegou ontem a Yangun depois de passar pelo Laos, uma das escalas da viagem de duas semanas que faz pelo Sudeste Asiático, e também deve se encontrar com membros da opositora Liga Nacional pela Democracia (LND), da Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

Webb, presidente da subcomissão para assuntos da Ásia Oriental e do Pacífico do Senado dos EUA e aliado político do presidente Barack Obama, é a favor do diálogo para promover as reformas políticas em Mianmar.

A postura do senador contrasta com a oficial de Washington, que há dois dias decidiu endurecer as sanções econômicas ao regime birmanês depois da condenação a Suu Kyi.

A ativista foi condenada na terça-feira passada a três anos de prisão e trabalhos forçados por ter violado os termos do confinamento ao receber em casa o americano John Michael Yettaw.

O americano, por sua vez, foi sentenciado a sete anos de prisão e a quatro de trabalhos forçados.

Pouco depois de ouvir a sentença, porém, o chefe da Junta Militar reduziu a pena para 18 meses e ordenou que Suu Kyi a cumprisse em casa. EFE tai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG