Senador americano anuncia câncer e defende reforma da saúde

O influente senador democrata Christopher Dodd anunciou nesta sexta-feira ter descoberto um câncer de próstata, aproveitando a oportunidade para defender a aprovação da reforma do sistema público de saúde proposta pelo presidente, Barack Obama.

AFP |

Em pleno debate político sobre a reforma, defendida por Obama para ampliar o acesso dos americanos à cobertura médica, o senador convocou uma entrevista coletiva para informar sua sua doença.

Dodd, de 65 anos, disse em Hartford (Connecticut, nordeste) que conseguiu obter um diagnóstico precoce graças ao bom plano de saúde que tem por ser senador, que cobre um check-up anual.

"Quando chegaram os resultados da biópsia, me confirmaram que eu tinha câncer de próstata", contou Dodd à imprensa. "Como membro do Congresso, tenho um bom plano de saúde", disse. "Mas nem todos têm acesso a isso".

Como principal senador da Comissão de Saúde, Educação e Pensões do Senado, Dodd é uma peça-chave no debate sobre a reforma do sistema de saúde, primeira batalha política de Obama a enfrentar dificuldades.

"Minha esperança é que adotemos o projeto de lei sobre o seguro saúde que já foi votado na Comissão do Senado, para que cada americano possa ter acesso a um cheque anual e possa falar com seu médico sobre os exames, de modo que este tipo de problema possa ser enfrentado e tratado a tempo", declarou Dodd.

O senador informou que será operado durante o recesso legislativo de agosto, e que espera voltar ao Congresso após uma breve recuperação em casa.

"Vou ficar bem", afirmou. "Descubrimos a tempo. As biópsias mostraram que o câncer é limitado e que não se espalhou. Meu prognóstico é excelente".

ltl/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG