Senado marca audiência para confirmar Hillary como secretária de Estado

Washington, 7 jan (EFE).- O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos realizará na próxima terça-feira a audiência de confirmação de Hillary Clinton como secretária de Estado e, no dia seguinte, a de Susan Rice como embaixadora dos EUA perante a ONU.

EFE |

O anúncio foi feito hoje pelo senador democrata John Kerry, que presidirá o Comitê de Relações Exteriores na 111ª sessão da Câmara Alta.

Hillary e Rice foram apontadas para os cargos pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama, em dezembro e, como ocorre com todos os postos do gabinete, precisam da confirmação do Senado.

Kerry reiterou em comunicado que, em sua opinião, Hillary e Rice constituem "uma equipe extremamente talentosa" para reconstruir as alianças dos Estados Unidos no mundo e promover a agenda exterior do país.

Hillary "fornecerá seus anos de experiência e agudeza intelectual a seu cargo como principal diplomata dos Estados Unidos", ressaltou Kerry.

O senador acrescentou que, por sua vez, a experiência de Rice em política externa e seu compromisso com fortes alianças "serão valiosos no que ajudar o presidente eleito a restabelecer o legítimo papel dos EUA no cenário internacional".

Além disso, Kerry se comprometeu a trabalhar com o senador Richard Lugar, o republicano mais proeminente no Comitê de Relações Exteriores, "para assegurar um processo de confirmação justo e rápido" para as duas candidatas.

A confirmação de Hillary como secretária de Estado abriria uma vaga no Senado e a nomeação de seu substituto corresponderia por lei ao governador de Nova York, David Patterson.

A filha do presidente John F. Kennedy, Caroline, expressou seu interesse na cadeira de Hillary, e Patterson afirmou que levará em conta a candidatura, junto à de outros. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG