Senado dos EUA confirma general Petraeus como comandante no Oriente Médio

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira a promoção do general David Petraeus, que atualmente ocupa o posto de comando mais alto no Iraque e passará a coordenar todas as operações americanas no Oriente Médio, inclusive a guerra no Afeganistão.

AFP |

Petraeus, arquiteto por trás da estratégia de aumentar as tropas, que a administração do presidente George W. Bush defende com o argumento de que melhorou a segurança no Iraque, será promovido para coordenar o comando central americano.

A votação para confirmar a designação de Petraeus foi de 95 a favor e 2 contra, entre os 100 membros do Senado.

A câmara também votou (96 a 1) para confirmar o tenente general Raymond Odierno para substituir Petraeus como comandante adjunto no Iraque.

A promoção de Petraeus deixa em suas mãos os maiores desafios militares americanos: o Iraque, um crescente esforço militar no Afeganistão, o renascimento da Al Qaeda no Paquistão e os desafios no Irã em vários campos.

Petraeus substitui o almirante William Fallon, demitido subitamente em março deste ano após alegar que as reportagens na imprensa afirmando que ele era contrário às posições da Casa Branca em relação à questão iraniana passaram a funcionar como uma "distração".

bur/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG