Senado dos EUA confirma Gary Locke como secretário de Comércio

Washington, 19 mar (EFE).- O Comitê de Comércio do Senado dos Estados Unidos confirmou hoje por unanimidade a nomeação de Gary Locke como secretário de Comércio, o terceiro candidato para o cargo na Administração do presidente Barack Obama.

EFE |

O senador Jay Rockefeller, presidente do comitê, disse que o ex-governador do estado de Washington quer começar a trabalhar no Departamento de Comércio "o mais rápido possível".

Os senadores votaram um dia depois de Locke comparecer a uma audiência do próprio comitê na qual se comprometeu a trabalhar para reduzir o déficit comercial dos EUA mediante a promoção das exportações.

Locke também reiterou seu compromisso de honrar os tratados comerciais já vigentes, e assegurar que estes tenham fortes garantias ambientais e trabalhistas.

Democrata e de origem chinesa, Locke é o terceiro candidato proposto por Obama para o cargo, depois de os dois anteriores, o governador do Novo México, Bill Richardson, e o senador Judd Gregg, desistirem da nomeação.

Entre as incumbências do Departamento de Comércio estão a promoção da criação de empregos e da competitividade americana, o estabelecimento de normas industriais e a realização do censo nacional.

Locke se tornou em 1997 o primeiro cidadão de origem chinesa a ser eleito governador do estado de Washington, cargo que ocupou até 2005. EFE elv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG