A Comissão das Forças Armadas do Senado americano aprovou, nesta quinta-feira, a promoção do comandante das forças americanas no Iraque, o general David Petraeus, ao posto de chefe do Comando Central, informou à AFP uma fonte parlamentar.

O general Raymond Odierno foi nomeado para suceder a Petraeus no Iraque.

Essas indicações, anunciadas em abril pelo secretário americano da Defesa, Robert Gates, não suscitaram oposição entre a maioria democrata do Congresso. Elas devem ser avalizadas, em breve, em sessão plenária, antes de um feriado na próxima semana.

O general David Petraeus, de 55 anos, terá, a partir de agora, a responsabilidade pelas operações militares americanas no Oriente Médio e na Ásia Central, herdando a supervisão das guerras no Iraque e no Afeganistão.

Ele assume o cargo do almirante William Fallon, que pediu demissão em meados de março, depois de se declarar contrário à política do presidente George W. Bush para o Irã.

Nomeado por Bush no início de 2007 para comandar as forças da coalizão no Iraque, o general Petraeus supervisionou a estratégia de envio de reforços ordenada pelo presidente americano no ano passado.

chr/tt

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.