Senado de Nova York aprova casamento gay

O Senado aprovou na noite desta sexta-feira(24) o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado, em uma histórica votação ao final de intenso debate sobre o tema

AFP |

O senado de Nova York, nos Estados Unidos, aprovou nesta sexta-feira(24) o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado.

A chamada "Lei de Igualdade Matrimonial" (Marriage Equality Act) foi aprovada por 33 votos contra 29, após uma série de modificações no projeto original.O texto apresentado pelo governador Andrew Cuomo já havia passado na Câmara no dia 14 de junho. 

Logo após a aprovação da lei, a comunidade gay iniciou a festa nos bairros de East Village e West Village, em Manhattan, revelou a TV local. A sede do governo estadual, em Albany (240 km ao norte de Nova York), era palco de manifestações contra e a favor do casamento homossexual.

Com a decisão, Nova York se une aos estados de Iowa, New Hapmshire, Massachusetts, Connecticut e Vermont, e ao Distrito de Columbia (Washington DC) na permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em outros estados americanos, como Havaí, Califórnia, Nevada, Oregon, Washington e Nova Jersey, existe a união civil entre homossexuais, que concede os mesmos direitos e deveres do matrimônio heterossexual, mas sem o direito ao casamento.

Segundo pesquisa publicada em março passado, 53% da população dos Estados Unidos aprova o casamento homossexual, contra 44% que rejeitam a medida.

Reuters
Multidão comemora a decisão nas ruas de Nova York

    Leia tudo sobre: EUADHhomossexuais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG