Senado colombiano vota hoje referendo sobre 3º mandato de Uribe

Bogotá, 19 ago (EFE).- O plenário do Senado colombiano foi convocado hoje a votar o texto de um referendo que permitiria ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, concorrer a um terceiro mandato, informaram hoje à Agência Efe fontes do Legislativo.

EFE |

O texto de lei para convocar um referendo foi estipulado na terça à noite pela Câmara de Representantes e pelo Senado, que escolheram uma comissão conciliadora que aprovou, por 32 votos a favor, de um total 50, a possibilidade de Uribe se candidatar em 2010.

Após a conciliação os senadores foram convocados hoje para que votem, a partir de 15h (17h de Brasília), o projeto de lei de referendo.

A Câmara de Representantes deverá fazer o mesmo na próxima semana para que a convocação cumpra os requisitos e seja levada à Corte Constitucional para seu controle.

O senador governista Armando Benedetti expressou sua confiança sobre o futuro desta iniciativa e disse que no Senado a votação do projeto passará com folga.

"Na Câmara, a votação deve ser acirrada", acrescentou.

Já o senador do opositor Partido Liberal Luis Fernando Velasco afirmou estar preocupado com a decisão de o referendo estar na ordem do dia.

O ex-presidente colombiano César Gaviria disse hoje em Bogotá que duvida que Uribe possa concorrer a uma segunda reeleição em 2010.

"Acho que o presidente quer ser reeleito, mas não foi possível habilitar como candidato e não acho que vá conseguir se habilitar como candidato", afirmou Gaviria, que dirige o Partido Liberal, opositor a Uribe.

"Não acho que estejamos perto da aprovação do referendo", afirmou Gaviria, que acredita que o projeto será aprovado pelo Senado, mas não pela Câmara de Representantes.

Uribe não confirmou se será candidato em 2010, mas vários setores, incluindo a Igreja Católica, mostraram sua rejeição à possibilidade de um terceiro mandato do líder, ao destacar que se deve evitar que o poder seja concentrado em uma só pessoa. EFE fer/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG