Senado americano confirma chefe policial como novo czar antidrogas

Washington, 7 mai (EFE).- O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje por maioria arrasadora o chefe de Polícia de Seattle, Gil Kerlikowske, como próximo czar antidrogas americano.

EFE |

Com 91 votos a favor e um contra, o Senado confirmou Kerlikowske, de 59 anos, como diretor do Escritório para a Política Antinarcótico Nacional da Casa Branca, cargo conhecido popularmente como czar antidrogas.

Kerlikowske tem cerca de 40 anos de experiência policial e já tinha recebido a aprovação da Comissão Judicial do Senado em 23 de abril.

"Fico feliz em saber que o senhor Kerlikowske apoia o combate ao consumo de drogas e ao crime com todas as ferramentas disponíveis, incluindo as medidas policiais, a prevenção e o tratamento", disse o presidente da Comissão, Patrick Leahy.

Kerlikowske tem licenciatura e mestrado em justiça criminal e se destacou, segundo os especialistas, por ser uma pessoa "inovadora" e um ferrenho defensor do fomento das boas relações entre a Polícia e as comunidades locais.

O novo assessor do Executivo no tema da luta antidrogas substituirá no posto John Walters, que esteve a cargo desse escritório sob a Presidência de George W. Bush.

Embora o cargo já não esteja em nível de gabinete presidencial, funcionários do Governo afirmam que Kerlikowske terá influência na tomada de decisões e possuirá "linha direta" com o presidente Barack Obama.

Durante a audiência de confirmação, em 1º de abril, o novo czar disse que ajudará a elaborar uma estratégia para combater a violência gerada pelo narcotráfico na fronteira com o México. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG