Seminário defende cooperação entre países do Mercosul para combate ao crime

Rio de Janeiro, 18 set (EFE).- A necessidade de realizar operações conjuntas para combater o crime organizado nas fronteiras dos países do Mercosul foi defendida nesta sexta-feira por participantes de um seminário sobre o tema no Rio de Janeiro.

EFE |

Compareceram ao evento na manhã de hoje, entre outros, o secretário nacional de Justiça do país, Romeu Tuma Júnior, o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e o ministro da Justiça da Argentina, Julio César Alak.

"Precisamos nos ajudar para combater um tipo de crime que não reconhece fronteiras. Trata-se de um fenômeno internacional, e por isso a ação individual do Estado se mostra insuficiente", afirmou Alak.

O ministro argentino defendeu maior rapidez nos processos de extradição entre os países do Mercosul, e um aumento da troca de informações entre as autoridades policiais.

Já o diretor da Polícia Federal brasileira disse que os acordos de cooperação já existentes entre os países da região têm que sair do papel e ser mais efetivos.

Corrêa acrescentou que a Polícia Federal já conta com cinco centros de cooperação internacional em diferentes fronteiras, onde convivem e trabalham agentes de países vizinhos.

"Esses centros reduziram muito a burocracia e aumentaram a cooperação e a troca de informações para combater o crime", disse.

O diretor também defendeu que as reuniões de ministros do Mercosul devem incluir a participação de chefes das polícias dos países do grupo e destacou a iniciativa brasileira para criar uma Comunidade de Policiais das Américas que signifique para o continente o que a Interpol representa para o mundo.

O seminário internacional "Democracias em Mudança na América Latina" será encerrado nesta sexta-feira com um debate do qual participarão o ministro de Governo boliviano, Alfredo Rada, o ministro do Interior do Paraguai, Rafael Filizzola, e o ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro. EFE cm/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG