Sem mudar posturas, Governo e oposição retomam diálogo na Bolívia

La Paz, 9 out (EFE).- O partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, e a oposição começaram hoje um novo processo de diálogo no Congresso, mas sem modificar as posturas políticas que impediram a assinatura de um acordo definitivo sobre a crise no país.

EFE |

A reunião começou com a presença do vice-presidente do país e também presidente do Congresso, Álvaro García Linera, e do titular do Senado, o opositor Óscar Ortiz, da aliança Poder Democrático e Social (Podemos, direita).

Os legisladores que integram a comissão de diálogo pertencem às quatro legendas com representatividade no Congresso: o governista Movimento Ao Socialismo (MAS), o Podemos, a centrista União Nacional (UN) e o Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR, direita).

Após abrir a reunião, o vice-presidente declarou que tem "esperanças" de conseguir uma "aproximação e acordos políticos substanciais".

No entanto, os legisladores governistas e a oposição ratificaram suas posturas.

O foco da polêmica continua sendo o projeto da nova Carta Magna, que Morales pretende aprovar em um referendo no começo de 2009, mas que a oposição rejeita e quer que tenha vários de seus artigos alterados.

Para o Podemos, a Constituição do presidente está "infestada de atropelos à lei", tem pelo menos 26 "vícios de nulidade" e propõe reformas "que objetivam a destruição da democracia".

De acordo com os opositores, Morales quer "impor um regime totalitário com Presidência vitalícia".

Apesar de tudo, García Linera vê os legisladores com "vontade de trabalhar" e aproximar posições, e, segundo disse, não há prazo para o término das conversas.

"A cada 48 horas, serão avaliados os avanços da mesa" e decidido se vale a pena dar mais tempo aos participantes das negociações, disse o vice-presidente.

Já o titular do Senado disse que se o MAS não aceita fazer mudanças além das autonomias, o novo processo de diálogo "não fará sentido". EFE ja/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG