Seis potências ameaçam Irã com mais sanções

As seis grandes potências envolvidas nas negociações sobre o programa nuclear iraniano advertiram a Teerã nesta segunda-feira que irão propor novas sanções da ONU contra esse país, caso não dê uma resposta positiva à oferta de cooperação.

Redação com AFP |

Autoridades de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China se reuniram nesta segunda-feira de manhã em uma conferência via telefone na qual abordaram o programa nuclear iraniano, indicou à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Gonzalo Gallegos.

"Nós concordamos que na ausência de uma resposta clara e positiva por parte do Irã não teremos escolha a não ser buscar mais medidas contra o Irã como parte desta estratégia", disse Gallegos.

A reunião realizada pouco depois de uma conversa telefônica entre o negociador iraniano, Said Khalili, e o chefe da diplomacia européia, Javier Solana, na qual o Irã assegurou que dará na terça-feira uma resposta escrita aos seis países sobre sua proposta de cooperação internacional, disse o porta-voz.

Essa proposta contém medidas de cooperação econômica e política em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio pelos iranianos.

Fim do prazo

As declarações ocorrem no momento em que termina o prazo de quinze dias fixado pelas grandes potências para que Teerã responda à oferta de cooperação em troca do fim do enriquecimento de urânio.

Em 19 de julho passado, em Genebra, o negociador iraniano para temas nucleares, Said Khalili, foi informado pelo grupo dos 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) que Teerã tinha 15 dias de prazo para responder à proposta.

Leia também

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG