Seis mortos e 42 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos seis pessoas morreram e 42 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba executado na cidade de Kandahar, a grande cidade do sul do do Afeganistão e reduto dos talebans.

Redação com agências internacionais |

Acordo Ortográfico

"Seis pessoas morreram no atentado: três membros dos serviços de informação e três pedestres, incluindo uma mulher. Quarenta e duas pessoas ficaram feridas, a maioria casos de pouca gravidade, entre elas duas mulheres, membros do conselho provincial", afirmou o governador da província de Kandahar, Rahmatullah Raufi.

"Foi um atentado suicida com carro-bomba", confirmou em uma entrevista coletiva. O balanço anterior registrava três mortos e 39 feridos.

A explosão aconteceu em um bairro residencial do centro da cidade, perto da sede regional do Departamento Nacional de Segurança - o serviços de inteligência afegão -, da Câmara de Comércio e da sede do governo provincial.

O atentado provocou uma cratera de quatro metros de profundidade, atrás da sede do governo da província. A explosão, ao meio-dia, destruiu janelas a 500 metros de distância.

Um muro do prédio oficial desabou e a onda expansiva carregou um posto da guarda dos serviços de inteligência atrás do edifício. A polícia isolou imediatamente a área e várias ambulâncias foram enviadas ao local.

Kandahar, berço do movimento taleban, é cenário freqüente de atentados.

Violência

Outro atentado matou pelo menos três civis e dois policiais nesta quarta em um ataque suicida contra um comboio policial registrado na província de Helmand, no sul do Afeganistão.

O atentado ocorreu no distrito de Nahri Sarraj, quando um suicida a bordo de um veículo detonou a carga que transportava, disse Dawoud Ahmadi, porta-voz do governador provincial.

O porta-voz taleban Zabiullah Mujahid reivindicou a autoria do ataque e disse à Efe que o alvo do atentado foi uma patrulha britânica da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG