Segundo turno das eleições municipais italianas tem participação de 61,49%

Roma, 28 abr (EFE).- A participação dos eleitores no segundo turno do pleito municipal, realizado neste domingo e hoje em 43 cidades italianas - inclusive em Roma -, foi de 61,49%, enquanto a afluência na eleição em cinco províncias ficou em 46,8%, informou o Ministério do Interior.

EFE |

O comparecimento no primeiro turno, realizado em 13 e 14 de abril juntamente com as eleições gerais italianas, foi de 74,92% nos pleitos provinciais e de 80,52% nos municipais.

As seções eleitorais fecharam hoje às 15h (10h, horário de Brasília) no segundo e último dia para escolher, no segundo turno, as próximas administrações de 43 Prefeituras e de cinco províncias.

Além de Roma, houve segundo turno em cidades como Veneza, Milão, Gênova, Nápoles, Turim, Sondrio, Vicenza, Massa-Carrara, Pisa, Viterbo e Udine.

Também aconteceram eleições para renovar as administrações das províncias de Roma, Asti, Massa-Carrara, Foggia e Catanzaro.

No total, 5.716.839 italianos estavam aptos a votar, sendo 2.983.972 mulheres e 2.732.867 homens.

A atenção está concentrada na Prefeitura de Roma, onde concorrem o ex-prefeito e ex-ministro da Cultura Francesco Rutelli, do progressista Partido Democrata (PD), e o ex-titular da Agricultura Gianni Alemanno, do conservador Povo da Liberdade (PDL), liderado pelo primeiro-ministro italiano eleito Silvio Berlusconi.

Nas eleições municipais de Roma a participação foi de 63%, enquanto no primeiro turno participaram 73,5% dos cidadãos com direito a voto. EFE ccg/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG