Segundo feixe de prótons completa volta no LHC em sentido anti-horário

Genebra, 10 set (EFE).- Um segundo feixe de milhões de prótons lançado no superacelerador de partículas LHC do Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN) conseguiu completar uma volta completa em sentido anti-horário, informaram os especialistas do organismo.

EFE |

No entanto, este segundo feixe levou quase o dobro do tempo que o lançamento de prótons anterior - este em sentido horário -, que circulou em uma hora pelo gigantesco túnel de 27 quilômetros que constitui o Grande Colisor de Hádrons (LHC).

"Houve alguns problemas com o segundo feixe, e devemos esfriar alguns ímãs que tinham aquecido demais, por isso, as partículas foram paradas", disse à Agência Efe o especialista italiano Guido Tonelli.

Para o início do funcionamento hoje do LHC, todas as peças tiveram que ser resfriadas à temperatura de 271 graus abaixo de zero, um processo que levou quase um ano e meio.

O fato de conseguir a circulação de partículas, mesmo em baixa energia, nas duas direções do túnel - embora não ao mesmo tempo - superou as expectativas dos especialistas.

"Com isto, conseguimos mais dos que tínhamos previsto para o dia de hoje", disse à Efe a física espanhola Teresa Rodrigo, que trabalha no experimento CMS do acelerador, um dos quatro detectores gigantes do LHC.

A princípio, o objetivo para hoje era conseguir que os prótons circulassem de maneira estável pelo acelerador, o mais potente já construído, a uma velocidade muito menor da que terão nos próximos meses, quando a máquina funcionar a "pleno vapor" e houve a tentativa da colisão frontal de partículas. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG