Segundo cientistas, existem montanhas tão grandes como Alpes sob a Antártida

Londres, 25 fev (EFE).- Uma equipe de cientistas confirmou que a três quilômetros de profundidade sob a Antártida está uma cordilheira de montanhas tão grande como a dos Alpes.

EFE |

A equipe é formada por cientistas de sete países que estão elaborando um mapa da região, informou o jornal "The Guardian".

Estas montanhas foram descobertas há 50 anos por um geofísico soviético chamado Grigoriy Gamburtsev, mas até agora só tinha realizado um pequeno estudo na década de 70 sobre a região.

"Nós sabemos agora que estas montanhas têm um tamanho similar aos Alpes, mas é que também se lhes parecem em mais coisas, como em seus picos e vales", declarou Fausto Ferraccioli, geofísico que lidera a equipe britânica que participa desta expedição e que se mostrou surpresa por esta circunstância.

Esta cordilheira sob o gelo mede 700 quilômetros de comprimento e 250 de largura.

Os mapas que estão sendo elaborados por pesquisadores também ajudam a responder algumas dúvidas sobre como se formaram as geleiras, publica o "The Guardian".

"A presença de picos e vales poderia indicar que a geleira se formou rapidamente. Não sabemos com certeza, agora nosso maior desafio é informa a data para compreendê-lo melhor", declarou Ferraccioli.

Outra das descobertas que surpreendeu este grupo de cientistas foi o aparecimento de água em estado líquido em alguns vales apesar do grupo de pesquisadores trabalhar na superfície a uma temperatura média de 30 graus centígrados abaixo de zero.

Estes mapas estão sendo completados como parte da celebração do Ano Polar Internacional. EFE otp/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG