Rumo a Honduras, Zelaya ordena que militares abram aeroporto" / Rumo a Honduras, Zelaya ordena que militares abram aeroporto" /

Seguidores de Zelaya fazem tropas recuarem em aeroporto

Tegucigalpa - Uma mobilização de milhares de pessoas favoráveis ao presidente deposto Manuel Zelaya fez hoje o aparato de segurança estabelecido por policiais e militares perante o aeroporto de Tegucigalpa retroceder. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/07/05/rumo+a+honduras+zelaya+ordena+que+militares+abram+aeroporto+7131923.htmlRumo a Honduras, Zelaya ordena que militares abram aeroporto

EFE |

AP
Manifestantes barram tropa
Manifestantes barram tropa
No entanto, até agora os manifestantes não entraram no aeroporto, que segue sob controle das forças de segurança, e também não ocorreram incidentes graves, segundo pôde constatar a Agência Efe.

A multidão cobre uma grande parte de uma avenida em frente ao aeroporto internacional Toncontín, onde se espera que chegue o presidente deposto.

Após cortar a blitz, os seguidores de Zelaya cantaram o hino nacional com o punho esquerdo levantado e, ao transcorrer da marcha, policiais e militares praticamente passaram a ser espectadores, posicionados em uma calçada da rua e em partes altas da área.

Os dirigentes da marcha, que ocorreu com ordem, insistiram junto a seus seguidores que evitem a violência. Os policias e militares chegaram a ser aplaudidos por terem permitido a passagem.

Entre alguns manifestantes se via funcionários do Governo de Zelaya, como o ministro da Cultura, Artes e Esportes, Rodolfo Pastor.

O aeroporto da capital segue aberto ao tráfego aéreo, embora algumas companhias tenham suspendido seus voos.

Zelaya viaja de volta ao país procedente de Washington, mas o novo Governo de Roberto Micheletti, que o substituiu no domingo passado, anunciou que não permitirá que seu avião aterrisse.

    Leia tudo sobre: honduras

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG