sequestraram 18 deputados na Nicarágua, diz opositor - Mundo - iG" /

Seguidores de Ortega sequestraram 18 deputados na Nicarágua, diz opositor

Manágua, 21 abr (EFE).- O ex-chanceler da Nicarágua e deputado opositor Eduardo Montealegre denunciou que 54 pessoas, entre elas 18 deputados, foram sequestradas hoje na sede do partido liderado por ele, que ficou cercada por seguidores do presidente do país, Daniel Ortega.

EFE |

"O que estamos vivendo na Nicarágua é um terrorismo de Estado", disse Montealegre em entrevista à Agência Efe concedida nos escritórios da ONG Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), pouco após ter conseguido sair da sede de seu partido, o Movimento Vamos com Eduardo (MVE).

"É lamentável e vergonhoso que tudo isto tenha acontecido", acrescentou, após uma quarta-feira na qual seguidores de Ortega protagonizaram incidentes que deixaram quatro veículos completamente destruídos, três deles de deputados liberais.

Por outro lado, jornalistas de órgãos de imprensa ligados ao governo denunciaram agressões dos opositores no segundo dia consecutivo de distúrbios em Manágua.

Montealegre afirmou que a situação em que se encontrava chegou ao fim quando Ortega deu ordem para que seus seguidores se retirassem da sede do MVE como "cordeiros obedientes".

A Nicarágua se encontra imersa em uma profunda crise institucional devido aos desentedimentos entre governo e oposição desde que, em janeiro, Ortega aprovou um decreto para prorrogar o mandato de funcionários de vários poderes do Estado, apesar de a competência para isso corresponder ao Parlamento.

Ortega aprovou a instrução após a decisão da oposição de congelar essas nomeações no Congresso. EFE.

fm/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG