Seguidores de Moussavi convocam iranianos para sermão de Rafsanjani

Teerã - Os seguidores do líder opositor Mir Hussein Moussavi convocaram todos os iranianos a participar do sermão da sexta-feira em Teerã que será pronunciado pelo aiatolá Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, considerado o principal apoiador do candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais.

EFE |

Em mensagem divulgada hoje por e-mail, o chamado "movimento verde" chama "todos os iranianos, muçulmanos ou não muçulmanos, moradores de Teerã ou de qualquer outra cidade" a comparecer ao sermão, que deve contar com a participação do próprio Moussavi e do ex-presidente do Irã Mohammad Khatami.

"Não importa o que se diga, o importante é que Moussavi anunciou sua presença em um comunicado", diz o texto.

O sermão deve ser pronunciado pelo ex-presidente Rafsanjani, um dos imames não-permanentes do sermão de Teerã e que não compareceu ao ato nas quatro últimas semanas, desde a realização das eleições presidenciais em 12 de junho.

Após o sermão, que termina normalmente às 14h locais (6h30 de Brasília), está prevista uma manifestação pacífica na praça de Azadi.

Os que fizeram a convocação advertem que o Governo pode tentar fazer propaganda a seu favor se "tentar mudar o imame do sermão nos últimos instantes" e sugerem que, nesse caso, "os 'verdes' devem abandonar o local imediatamente e começar sua manifestação".

O movimento verde surgiu após as eleições presidenciais deste ano no Irã em apoio ao reformista Moussavi, que acusou os resultados do pleito de serem fraudulentos. Neles, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, foi reeleito.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG