Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Secretário-geral promete que a Otan permanecerá no Kosovo

Pristina, 4 nov (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap De Hoop Scheffer, considerou hoje, em Pristina, a situação no Kosovo como calma e prometeu que a Aliança Atlântica permanecerá no autoproclamado país para garantir a segurança.

EFE |

De Hoop Scheffer visitou hoje o Kosovo acompanhado pelos 26 representantes permanentes do Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão da Aliança.

Em declarações à imprensa no aeroporto militar de Pristina, o secretário-geral destacou que o papel da Otan não mudou após a declaração da independência, em fevereiro passado.

"A Otan não tem nada a ver com o reconhecimento (da independência do Kosovo). O importante é que a força para o Kosovo está aqui baseada na resolução 1.244 do Conselho de Segurança da ONU e faremos o que devemos fazer", disse.

Desde a proclamação unilateral da independência, 52 países reconheceram a soberania do Kosovo. Dos 26 países-membros da Otan, quatro se negaram, por enquanto, a fazer o mesmo.

A força internacional para o Kosovo (KFOR), liderada pela Otan, conta com 16 mil soldados de 34 países, dos quais cerca de 3 mil procedem de dez estados de fora da Aliança. EFE am-jk/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG