Secretário-geral diz que processo de ampliação da Otan continuará

Tbilisi 16 set (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, afirmou hoje na capital georgiana que o processo de ampliação da Aliança Atlântica continuará e que ninguém tem direito de vetá-lo.

EFE |

"Quero confirmar que o processo de ampliação da Otan prosseguirá.

Este processo tem como objetivo estabelecer a estabilidade e a democracia, com base no princípio da unidade territorial dos países", disse De Hoop Scheffer, em discurso a estudantes e professores da Universidade de Tbilisi.

O secretário-geral da Otan afirmou que "ninguém tem direito de vetar" este processo, em alusão à Rússia, que considera a ampliação da Aliança uma ameaça a sua segurança nacional.

"A Otan não fecha suas portas à Rússia. Isto não serve a nossos interesses. A Rússia é uma realidade que não pode ser ignorada", disse.

Ao mesmo tempo, reiterou que a Rússia deve revogar sua decisão pela qual reconheceu a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

"A própria Rússia está se isolando. Não é assunto nosso castigar a Rússia, que já sofreu perdas econômicas", disse Scheffer.

Sobre as perspectivas da entrada da Geórgia na Aliança, disse que "as portas da Otan estão abertas", mas afirmou que ainda será preciso alcançar um consenso sobre os prazos.

"Os ministros de Exteriores dos países-membros da Otan darão sua primeira avaliação na reunião de dezembro em Bruxelas", afirmou. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG