Secretário-geral diz que França não perderá soberania voltando à Otan

Paris, 12 fev (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap De Hoop Scheffer, disse hoje, na Assembleia Nacional francesa, que a França não perderá sua soberania com a reintegração plena na estrutura militar da Aliança Atlântica.

EFE |

"Chegou o momento" de a França "recuperar todo seu papel" na organização, disse De Hoop Scheffer, que lembrou aos parlamentares que, nos últimos anos, já houve uma aproximação deste país com a Otan.

Com essa aproximação e com a crescente participação francesa em operações da Otan, "a França não perdeu nada de sua soberania, como também não a perderá amanhã se decidir retomar todo seu lugar dentro da Aliança", disse De Hoop Scheffer.

Caso seja assim e após a decisão se tornar efetiva, acrescentou, a França terá que assumir postos "muito importantes", porque é "um ator-chave" para o desenvolvimento da política europeia de defesa.

A imprensa já revelou recentemente a intenção do Governo do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que hoje recebe De Hoop Scheffer no Palácio do Eliseu, de reintegrar a França na estrutura militar da Otan, da qual o país deixou de participar há 40 anos por decisão do general Charles De Gaulle.

O próprio Sarkozy, que sempre deixou muito clara sua vocação atlântica, disse na semana passada, em Munique (Alemanha), que se aproxima o momento de voltar à organização.

Esse passo seria concretizado em abril, durante a cúpula que a Otan realizará em Estrasburgo (França) por ocasião dos 60 anos da organização. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG