Secretário-geral da Otan promete aprofundar relações com a Geórgia

O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, prometeu nesta segunda-feira, em Tbilisi, aprofundar as relações da Aliança Atlântica com a Geórgia e criticou a Rússia pelo uso indiscriminado da força no conflito com esta ex-república soviética no início de agosto.

AFP |

"O emprego da força foi indiscriminado e agora a Rússia deve cumprir todos os elementos do plano de paz de seis pontos, incluindo o acordo alcançado na semana passada", afirmou De Hoop Scheffer, que chegou a Tbilisi à frente de uma delegação de embaixadores dos 26 países membros da Aliança Atlântica para uma visita de dois dias.

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, pediu que se acelere a integração de seu país à Otan, durante sua primeira reunião com Scheffer para tentar resolver o conflito georgiano-russo.

Na semana passada, o presidente russo, Dmitri Medvedev prometeu tirar todas suas tropas da Geórgia, com exceção dos territórios da Ossétia do Sul e Abkházia, antes de 10 de outubro, como parte de um acordo de paz obtido por mediação da União Européia.

ib-njc/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG