Secretário-geral da Otan é hospitalizado após sofrer uma trombose

A poucos dias do fim de seu mandato, o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, foi internado em emergência nesta terça-feira em Bruxelas depois de sofrer uma trombose, anunciou o porta-voz da Aliança Atlântica.

AFP |

"O secretário-geral foi levado ao hospital, onde os médicos lhe retiraram um pequeno coágulo que estava obstruindo uma artéria", declarou James Appathurai à AFP.

O porta-voz acrescentou que o ex-ministro holandês das Relações Exteriores de 61 anos "está neste momento descansando na UTI", e "ficará em observação no hospital por alguns dias".

"Os médicos dizem que ele vai se recuperar totalmente", destacou.

No início da tarde desta terça-feira, Appathurai informou que Scheffer sofreu um "mal-estar" às 13H00 (08H00 de Brasília) durante a inauguração num parque do centro de Bruxelas de uma "aldeia da Otan", por ocasião da festa nacional belga.

No fim da cerimônia, que transcorreu sob um calor escaldante, Scheffer "ficou cansado e se sentou em um banco do parque", relatou Appathurai.

"Como se sentia muito mal, acabou deitando no banco", antes de se levantar e deixar o local, acrescentou.

"Não é nada grave", garantiu então o porta-voz, explicando que "o secretário-geral foi afetado pelo calor e o cansaço acumulado durante suas visitas de despedida".

Scheffer, cujo mandato expira no fim de julho, multiplicou as viagens nas últimas semanas, principalmente para se despedir das autoridades dos 28 países da Aliança Atlântica.

A "aldeia da Otan" que inaugurou nesta terça-feira foi construída para marcar o 60º aniversário da Aliança Atlântica, que transferiu sua sede a Bruxelas em 1967.

Scheffer é secretário-geral da Otan desde janeiro de 2004.

Seu sucessor designado, que deve assumir em 3 de agosto, é o ex-primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.

pm/cn/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG