Secretário-geral da Otan critica falta de cooperação com UE

Munique (Alemanha), 7 fev (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otana), Jaap de Hoop Scheffer, mostrou hoje sua frustração com o muro de proteção que existe na cooperação entre a Aliança Atlântica e a União Europeia (UE).

EFE |

"A Europa tem que ser um verdadeiro parceiro dos Estados Unidos", cujo novo Governo já demonstrou quais são seus objetivos em Guantánamo e Afeganistão, disse o secretário-geral.

"Não pode acontecer de os EUA anunciarem sua intenção de elevar sua contribuição no Afeganistão e já haver outros que a excluam", afirmou.

O secretário-geral fez estas declarações durante o segundo dia de debates da Conferência de Segurança de Munique, que hoje se centrará em analisar, entre outros assuntos, o futuro da segurança europeia e das relações da UE com a Otan e da Rússia com a aliança.

O secretário-geral também se mostrou a favor de que tanto Europa como EUA compartilhem liderança dentro da Otan, mas ressaltou que isso significa que também é preciso dividir responsabilidades.

O discurso mais esperado do dia será o do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que deve apresentar em Munique as linhas da política externa e de segurança do Governo americano. EFE ih/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG