Secretário-geral da Organização da Conferência Islâmica visita Gaza

Gaza, 15 jan (EFE).- O secretário-geral da Organização da Conferência Islâmica (OIC, em inglês), Ekmeleddin Ihsanoglu, chegou hoje à Faixa de Gaza para avaliar a situação humanitária, após a recente ofensiva militar israelense que causou a morte de mais de 1,4 mil palestinos.

EFE |

A visita tem também o objetivo de "expressar solidariedade" ao povo palestino, disse aos jornalistas Ihsanoglu, que entrou esta manhã em Gaza pela fronteira com o Egito e que se reunirá com líderes do movimento islâmico Hamas ao longo do dia.

A OIC se comprometeu, na conferência de doadores realizada no início deste mês, no Egito, a oferecer US$ 100 milhões para reconstruir a destruição em Gaza após 22 dias de bombardeios israelenses.

Ihsanoglu fez uma chamada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para avançar na reconciliação e acabar com a divisão entre a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e a Cisjordânia, governada pelo Fatah.

Um porta-voz do Hamas deu as boas-vindas ao representante da OIC e pediu publicamente que o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, também visite a Faixa de Gaza. EFE sar-aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG