Secretário-geral da ONU visita Mandela na África do Sul

Pretória, 25 fev (EFE).- O sul-coreano Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas, esteve reunido hoje na cidade de Johanesburgo com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, em sua primeira visita ao país.

EFE |

Em declarações aos jornalistas, Ban disse que o encontro foi "uma grande honra e uma oportunidade única" de conhecer pessoalmente Mandela, símbolo da luta contra o regime segregacionista do apartheid.

Antes de ver o ex-presidente, Prêmio Nobel da Paz, o secretário-geral lembrou o "especial compromisso" das Nações Unidas na luta contra o apartheid, que deixou a África do Sul submetida a graves punições e isolada internacionalmente por alguns anos.

Além da visita a Mandela, Ban se reuniu com Jacob Zuma, líder do Congresso Nacional Africano (CNA), da situação, e favorito à Presidência nas eleições de abril. Ele assegurou que o pleito respeitará plenamente a Constituição.

Ban também conversou com o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki, que mediou para a formação de um Governo de união nacional no Zimbábue, imerso em uma crise política, econômica e humanitária, e agora comandará uma comissão para tentar buscar saídas ao conflito do Sudão.

O programa oficial do secretário-geral da ONU na África do Sul terminou com uma reunião com o presidente, Kgalema Motlanthe.

Amanhã, Ban viaja à Tanzânia, segunda escala de uma viagem que inclui passagens por Ruanda e República Democrática do Congo (RDC).

O giro pela África termina dia 2 de março, no Egito, onde ele abre a Conferência Internacional de Apoio à Economia Palestina, destinada a ajudar na reconstrução de Gaza. EFE hc/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG