Secretário-geral da ONU se reúne com presidente do Paquistão

Nações Unidas, 12 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, conversou com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e expressou a preocupação do organismo com a delicada situação do país.

EFE |

Em meio à intensificação dos combates entre o Exército e os talibãs no norte, Ban conversou com Zadari na sede das Nações Unidas, em Nova York, por ocasião da visita do presidente paquistanês aos Estados Unidos.

"Falamos sobre a situação humanitária no noroeste, particularmente no vale de Swat, e espero que o presidente Zardari adote todas as medidas necessárias para proteger a população civil", assegurou o secretário-geral após o encontro.

Ban reiterou a disposição das agências das Nações Unidas para levar a ajuda humanitária necessária aos prejudicados pela nova ofensiva militar contra os talibãs.

"Pedi a Zardari que facilite a distribuição da ajuda humanitária e a proteção dos voluntários", apontou o secretário-geral, que considerou a situação como "muito grave".

A intensificação dos combates se deve à ruptura do acordo estabelecido em fevereiro entre as autoridades e os líderes talibãs da região para aplicar a "sharia" (lei islâmica) em troca da paz em Swat, onde os rebeldes pegaram em armas em meados de 2007.

Mas os talibãs aproveitaram a trégua para avançar a distritos vizinhos como Dir, Shangla e Buner - este último a apenas 100 quilômetros da capital, Islamabad, o que despertou o alarme internacional. EFE jju/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG