Secretário-geral da ONU reúne-se com o premier birmanês

Yangun, Mianmar - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu hoje em Yangun com o primeiro-ministro birmanês, o general Thein Sein, e com outras autoridades para tentar convencer o Governo de Mianmar (antiga Birmânia) a aceitar a ajuda humanitária internacional para as cerca de 2,5 milhões de vítimas do ciclone Nargis.

EFE |

Ban participou em sua chegada de uma reunião de aproximadamente 20 minutos com o primeiro-ministro em um luxuoso hotel na área residencial de Yangun, antiga capital birmanesa.

AFP
Ban Ki-moon acende incensos no pagode de Shwedagon
Ban Ki-moon acende incensos no pagode de Shwedagon

Depois visitou o pagode de Shwedagon, o coração espiritual de Yangun e um dos pontos de concentração dos grandes protestos antigovernamentais de setembro do ano passado.

"Estou convencido de que seremos capazes de superar a tragédia.
Vim com uma mensagem de esperança. Espero que seu povo e Governo possam coordenar o fluxo de ajuda e voluntários para que a assistência possa acontecer de uma maneira mais sistemática", disse Ban.

Em seguida, o Secretário-geral da ONU se transferiu à casa de hóspedes do Governo, onde voltou se reunir com o general Thein Sein e com representantes de agências humanitárias durante uma hora e meia.

Ban, que havia dito que viajava a Mianmar para salvar vidas e não para fazer política, também falou com o ministro de Assuntos Exteriores birmanês, Nyan Win.

Na tarde de hoje ele sobrevoará em um helicóptero a região devastada pelo ciclone, com mais de 77.738 mortos, 55.917 desaparecidos e cerca de 2,5 milhões de desabrigados, segundo dados ainda provisórios.

O ciclone "Nargis", que atravessou o sul de Mianmar entre 2 e 3 de maio, deixou até o momento 77.738 mortos e 55.917 desaparecidos.

Entenda mais:

 Clique na imagem e veja o infográfico sobre a formação de ciclones

Leia também:

Leia mais sobre: Mianmar  - ciclone

    Leia tudo sobre: ban ki-moonmianmar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG