Secretário-geral da ONU planeja visita oficial a Mianmar em dezembro

Bangcoc, 20 ago (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, abordará com a Junta Militar de Mianmar (antiga Birmânia) a situação política no país durante a visita oficial que realizará em dezembro, afirmou hoje a oposição birmanesa.

EFE |

O porta-voz da Liga Nacional pela Democracia (LND), Nyan Win, disse, em comunicado, que o plano de Ban de visitar Mianmar foi divulgado durante a reunião de membros da comissão executiva do partido em Yangun, a antiga capital do país, com o enviado especial da ONU, Ibrahim Gambari.

A LND, única formação opositora que resiste à forte pressão do regime militar, é liderada pela Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que está em prisão domiciliar desde junho de 2003.

Ban visitou pela última vez Mianmar no final do maio, com o objetivo de desbloquear a entrada da ajuda humanitária destinada aos cerca de 2,5 milhões de desabrigados causados pelo ciclone "Nargis".

Durante aquela estadia em Mianmar, o secretário-geral da ONU afastou de suas conversas com os generais birmaneses as questões políticas, assim como o assunto dos direitos humanos. EFE grc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG