Secretário-geral da ONU pede o fim imediato da ofensiva terrestre

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na noite deste sábado o fim imediato da ofensiva terrestre israelense na Faixa de Gaza, depois de conversar, por telefone, com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

AFP |

Ban Ki-moon demonstrou a Olmert "sua preocupação extrema e decepção" com o início da ofensiva terrestre, segundo um comunicado.

Convencido de que "esta escalada vai inevitavelmente aumentar os sofrimentos da população civil", pediu o fim imediato da operação terrestre, insistindo para que Israel faça o possível para assegurar a proteção da população civil e o encaminhamento da ajuda humanitária".

Ban "reitera o apelo ao fim de todo o tipo de violência e exorta os parceiros regionais e internacionais a exercerem toda a influência possível para pôr fim ao derramamento de sangue e aos sofrimentos".

A "nova escalada da violência em Gaza, com a ofensiva terrestre israelense, a utilização de artilharia pesada e o prosseguimento de tiros de foguetes", vem "complicar os esforços" realizados pelo Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, ONU e União Européia) e por outros para fazer cessar a violência, prossegue o comunicado.

Uma reunião do Conselho de Segurança, que está acontecendo em Nova York, será a terceira desde o início do conflito, há uma semana.

hc/eg/sd

    Leia tudo sobre: gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG