Secretário-geral da ONU felicita somalis por acordo de paz

Nações Unidas, 10 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje o Governo de transição da Somália e as facções de oposição no país pelo acordo feito para por fim às hostilidades entre ambos os grupos.

EFE |

A porta-voz da ONU, Marie Okabe, disse que Ban parabeniza as duas partes pela trégua assinada em Djibuti, que para ele supõe "um passo importante rumo a uma solução duradoura para a Somália".

Segundo a porta-voz, o secretário-geral deseja que outros grupos e personalidades envolvidas no longo conflito que assola o país africano se juntem ao acordo que foi conseguido sob a mediação da ONU.

Ban também pede "à comunidade internacional que proporcione um firme respaldo diplomático e financeiro para implementar de maneira efetiva o que foi estipulado".

De acordo com Okabe, Ban tem a intenção de seguir de perto o desenvolvimento do acordo por meio de seu enviado especial, Ahmedou Ould-Abdallah.

Ban agradeceu ao Governo de Djibuti pela sua contribuição para negociações auspiciadas pela ONU para pacificar Somália após quase duas décadas de instabilidade.

As conversas começaram em 2 de junho com a presença de representantes do Conselho de Segurança da ONU, que tentaram envolver o grupo al-Shabab, vinculado à rede terrorista Al Qaeda, que rejeitou taxativamente a participação.

O grupo fundamentalista mais militante da Somália e ramificação armada da antiga União das Cortes Islâmicas da Somália classificou o acordo de trégua de "canto das sereias".

Se a trégua for respeitada, terminará com 17 meses de contínua violência na Somália que deixou mortas pelo menos seis mil pessoas.

EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG