Secretário-geral da ONU espera colaborar com Netanyahu para Estado palestino

Nações Unidas, 1 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou hoje a formação de um novo Governo em Israel e expressou seu desejo de colaborar com seu novo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para avançar a um processo de paz que inclua a constituição de um Estado palestino independente.

EFE |

Ban recebeu "com satisfação a formação de um novo Governo em Israel e espera trabalhar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em todos os âmbitos relacionados à paz e à segurança na região", disse a porta-voz do secretário-geral, Michele Montas, em entrevista coletiva.

Isso, disse, inclui "retomar o processo de paz no Oriente Médio, com o ânimo de conseguir um Estado palestino independente e estável que coexista em paz com um Israel seguro".

Netanyahu acaba de assumir o Governo mais amplo da história do Estado judeu (com 30 ministros) e que rejeita, a princípio, a solução de dois Estados para o conflito com os palestinos.

Além disso, Montas detalhou que essa colaboração que Ban deseja precisa buscar uma completa paz árabe-israelense, como a concebida através das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A porta-voz do principal responsável da organização internacional também destacou "o desejo de Ban de manter um estreito diálogo e cooperação com o novo Governo, para avançar nos trabalhos das Nações Unidas". EFE mgl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG