Secretário-geral chega a Tbilisi para sessão do Conselho Otan-Geórgia

Tbilisi, 15 set (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, chegou hoje à capital georgiana, Tbilisi, para assistir à primeira sessão do conselho entre a Aliança e a Geórgia.

EFE |

Scheffer, cuja chegada foi mostrada ao vivo pela televisão local, foi recebido no aeroporto pela ministra de Assuntos Exteriores da Geórgia, Eka Tkeshelashvili, e o titular de Integração Européia e vice-primeiro-ministro, Gueorgui Baramidze.

O começo da sessão do Conselho Otan-Geórgia, da qual participarão o secretário-geral da Otan e o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, estava previsto para 15h30 (8h30 de Brasília).

O objetivo da reunião do Conselho Otan-Geórgia, é calcular os danos causados pela guerra com a Rússia e "coordenar os esforços para ajudar a Geórgia a se recuperar do conflito".

Como é habitual, os aliados também estudarão o cumprimento por parte de Tbilisi das prometidas reformas políticas, econômicas e militares, condição indispensável para poder ser convidado ao Plano de Ação para a Adesão (MAP, sigla em inglês) à Aliança.

Um porta-voz da Otan adiantou que os embaixadores de alguns países-membros visitarão várias zonas dos arredores da capital georgiana. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG