Secretário vaticano e ministro espanhol analisam situação em Gaza

Madri, 4 fev (EFE).- O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, analisaram hoje a situação na Faixa de Gaza e o processo de paz no Oriente Médio durante a reunião que mantiveram em Madri.

EFE |

Bertone realiza uma visita à Espanha, na qual se reunirá hoje também com o rei Juan Carlos I e com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero.

As duas partes tentam, durante esta visita, aproximar suas posições, após um período de tensa relação entre a hierarquia católica espanhola e o Executivo de Zapatero.

As diferenças entre a Igreja e o Governo se concentram, principalmente, na implantação de uma disciplina denominada Educação para a Cidadania que os bispos consideram que é feita em detrimento à de religião, e pela aprovação de leis como o casamento homossexual e os planos de ampliar a que regulamenta o aborto.

Segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores espanhol, a reunião mantida hoje por Moratinos e Bertone se concentrou "em temas de interesse comum da agenda internacional".

Citou concretamente a situação em Gaza e o processo de paz no Oriente Médio, e "as várias coincidências na postura mantida entre a Espanha e a Santa Sé durante a crise dos meses de dezembro e janeiro passados".

Também abordaram a Aliança de Civilizações "e as possibilidades abertas por essa iniciativa para facilitar as relações inter-religiosas". EFE mlg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG