Secretário dos EUA adia para terça reunião com Morales na Bolívia

La Paz, 21 jul (EFE) - O secretário de Estado adjunto para Assuntos Latino-americanos dos Estados Unidos, Thomas Shannon, adiou para amanhã a reunião com o presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmaram hoje à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

O ministro de Exteriores boliviano, David Choquehuanca, disse em entrevista coletiva que o departamento trabalha para que se mantenha a agenda inicial, que teve que ser adiada por um atraso na conexão dos vôos de Shannon em Miami.

O encontro de Morales com Shannon pretende reconduzir as relações bilaterais entre Washington e La Paz, afetadas nas últimas semanas por vários incidentes que incluíram a ligação para consultas do embaixador dos Estados Unidos em La Paz, Philip Goldberg.

"A relação com os Estados Unidos não foi a melhor e queremos melhorá-la", disse o chanceler sobre a questão.

Outros temas que serão discutidos são a luta contra o tráfico de drogas, os problemas de migração, o combate à pobreza e o congelamento, por parte do Governo dos Estados Unidos, do acesso da Bolívia à Conta do Milênio.

Morales, que amanhã completará a metade de seus cinco anos de gestão, denunciou várias vezes que o embaixador dos Estados Unidos em La Paz e a agência de cooperação americana (Usaid) conspiram contra suas reformas e querem derrubá-lo, algo que Washington nega.

Choquehuanca destacou que não sabe se no encontro entre Morales e Shannon essas denúncias serão abordadas, apesar de ter esclarecido que, na reunião, não será apresentada qualquer prova a respeito.

Entre os temas que serão debatidos está o asilo político concedido a um ex-ministro boliviano acusado de genocídio por ordenar a repressão a um protesto em outubro de 2003, que terminou com quase 60 mortos e 400 feridos.

Além disso, explicou que os dois procurarão "tornar mais transparente a cooperação e orientá-la ao cumprimento dos objetivos do Plano Nacional de Desenvolvimento", assim como à ampliação da vigência da Lei de Preferências Tarifárias Andinas (ATPDEA).

A ministra de Planejamento do Desenvolvimento boliviana, Graciela Toro, viajou aos Estados Unidos para abordar este tema com as autoridades americanas país nas próximas horas, afirmou o ministro.

A chegada de Shannon está prevista para esta noite à sede do Governo acompanhado do vice-secretário Adjunto para Assuntos Internacionais de Narcóticos, William McGlynn.

A autoridade americana se reunirá também com o chanceler Choquehuanca e com o ministro de Governo (Interior), Alfredo Rada.

EFE lav/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG