Secretário de Justiça americano prepara visita a Guantánamo

Washington, 18 fev (EFE).- O novo secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, disse hoje que visitará Guantánamo na segunda-feira para analisar as condições de detenção e os métodos usados nos interrogatórios na base militar americana em Cuba.

EFE |

Holder lidera a comissão formada por membros do gabinete do presidente Barack Obama que deve elaborar um plano para fechar a prisão no prazo de um ano.

Após um discurso, o secretário de Justiça informou à imprensa que irá à base americana junto com o chefe interino da Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, Matthew Olsen.

"Temos que ter os pés no chão para ver realmente o que acontece nessas instalações, para ver em que condições os detidos estão e para falar com as pessoas ali sobre as técnicas usadas nos interrogatórios", disse Holder.

No Senado, durante a audiência de confirmação de seu cargo, Holder disse que a Administração de Obama considera como tortura as asfixias simuladas às quais pelo menos três detidos foram submetidos.

O secretário afirmou que sua visita é "um primeiro passo importante" para resolver as questões que recebeu de Obama como presidente da comissão que analisa o fechamento de Guantánamo. EFE cma/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG