Secretário de defesa dos EUA diz que divisão do Kosovo não é solução

Pristina, 7 out (EFE).- O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, apoiou hoje a integridade territorial do Kosovo ao afirmar que uma divisão não é a solução para a tensão do autoproclamado Estado com a Sérvia.

EFE |

"Quero dizer simplesmente que não acho que a partilha seja uma solução agora no Kosovo, ou em qualquer momento no futuro. Os Estados Unidos apóiam a integridade territorial do Kosovo", declarou Gates em entrevista coletiva.

A visita de Gates acontece no momento em que a Sérvia está buscando uma sentença da Corte Internacional de Justiça sobre a legalidade da independência do Kosovo.

Além disso, na última semana o presidente da sérvia, Boris Tadic, mencionou a idéia da partilha do Kosovo como uma solução de compromisso entre os sérvios e albaneses do território.

Os sérvios do Kosovo, que habitam, sobretudo, na parte norte do novo país e em inúmeros enclaves, rejeitam a independência da ex-província sérvia e desejam unificar a parte norte com a Sérvia.

Gates também reiterou o compromisso dos EUA com a presença de tropas americanas "ao atual nível".

Dentro do contingente liderado pela Otan de 16.000 soldados os EUA contribuem com cerca de 1.600 homens no território.

"Reafirmo o compromisso que o presidente Bush fez ao povo desta região e a nossos parceiros da Otan: viemos juntos e vamos ir embora juntos", concluiu. EFE am/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG