Secretário de Defesa dos EUA deve visitar Israel no dia 27

Por Dan Williams JERUSALÉM (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, planeja visitar Israel em 27 de julho para debater, provavelmente, as ambições nucleares do Irã e as relações estratégicos entre os EUA e Israel, disseram neste domingo autoridades envolvidas no planejamento da viagem.

Reuters |

Como segundo representante ministerial do governo do presidente norte-americano Barack Obama a ser recebido pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Gates pode também tentar influenciar em direção a uma resolução para a disputa bilateral sobre o futuro dos acordos na Cisjordânia.

Gates tem expressado simpatia com as preocupações de Israel sobre a possibilidade de o Irã desenvolver armas nucleares, mas também tem sinalizado relutância a ataques preventivos que poderiam desestabilizar a região.

O governo do presidente Obama tem exposto a necessidade de uma diplomacia mais dura com Teerã, no sentido de tranquilizar a nação israelense com relação à segurança.

O governo de direita de Netanyahu diz que neutralizar a persistente ameaça vinda do Irã é chave para a paz entre Israel e o mundo árabe. Mas os EUA querem um progresso paralelo na tentativa de criar um estado palestino que pode ser a região ocupada da Cisjordânia.

O Irã diz que seu enriquecimento de urânio é para a geração de eletricidade, mas a suspeita do Ocidente é que o programa possa ser usado para desenvolver armas nucleares.

O discurso anti-israelense de Teerã e o apoio a grupos de guerrilha islâmicos ao longo das fronteiras do Estado judeu têm alimentado temores de uma guerra regional.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG