Secretário de Defesa dos EUA acusa Irã de jogar jogo duplo no Afeganistão

Bruxelas, 12 jun (EFE).- O secretário de Defesa americano, Robert Gates, acusou hoje o Irã de jogar um jogo duplo no Afeganistão, já que mantém boas relações com o Governo do país e tem enviado uma quantidade relativamente alta de armas e equipamento para atacar a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês).

EFE |

"Estão fazendo o possível para causarem dano a nosso país e também a nossos aliados e parceiros no Afeganistão, o que, no final causa danos ao povo afegão", disse Gates, depois do Conselho de Defesa da Otan, que foi finalizado com uma reunião de contribuintes da Isaf.

Gates disse ainda que os iranianos são "importantes parceiros comerciais do Afeganistão, logo, deveriam manter boas relações com seu Governo", mas "ao mesmo tempo, estão enviando o que definiria como um número relativamente alto de armas para atacar a Isaf e as forças da coalizão".

Sobre as eleições presidenciais que serão realizadas hoje no Irã, Gates afirmou que "não importa quem seja o eleito, esperaremos para ver que tipo de políticas essa pessoa segue. Depende menos das personalidades e mais das políticas que esse líder seguirá".

Desde sua chegada à Casa Branca em janeiro, o presidente americano, Barack Obama, tem tentado cumprir sua promessa eleitoral de abrir um diálogo com Teerã, uma das capitais que o ex-presidente George W. Bush incluiu em seu famoso "eixo do mal" e com quem os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas desde 1979. EFE met/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG