Secretário americano chega a Cabul para se encontrar com presidente Karzai

O secretário americano da Defesa, Robert Gates, chegou nesta terça-feira a Cabul em procedência de Bagdá para se encontrar com os comandantes da força ionternacional e com o presidente afegão, Hamid Karzai, num momento em que a insegurança está aumentando no país.

AFP |

Em Cabul, Gates pretende examinar de perto as circunstâncias do bombardeio norte-americano do fim de agosto conntra uma aldeia do oeste do Afeganistão, que matou 90 civis, segundo a ONU e o governo afegão.

As forças americanas garantem que apenas cinco a sete civis morreram no bombardeio, assim como 30 a 35 talibãs. No entanto, Washington abriu uma nova investigação sobre o incidente.

O presidente Karzai denunciou com veemência o bombardeio norte-americano.

O Alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, condenou nesta terça-feira a morte de civis no Afeganistão, destacando que o mês de agosto foi o mais mortífero desde a queda dos talibãs, no fim de 2001.

Cerca de 300 civis foram mortos em agosto no Afeganistão, lembrou Pillay em comunicado.

No total, 1.445 civis foram mortos desde o início do ano, ou seja, 39% a mais do que nos oito primeiros meses de 2007, segundo a ONU.

jm/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG